Uma arte ancestral

Uma arte ancestral

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Fundição Por Cera Perdida (parte 2)- Fabricando um molde.


Fabricando um molde: Nessa postagem vou fabricar um molde de borracha (ou silicone).
Para isso vou utilizar:
1-Forma de alumínio.

2- Bisturi número 24.

3-Silicone branco:

4- Um jito (não sei se o nome correto é esse)-Essa pequena peça é feita com um pedaço de solda de vareta,dessas de funileiro,na ponta foi feito um cone pra facilitar o encaixe no bico injetor.

5-Vulcanizadora de moldes:

¨6-Um jóia para servir de matriz:
A vulcanizadora já pode ser ligada enquanto prepara-se o molde,assim ela vai aquecendo até chegar à temperatura desejada,no caso desse silicone será 150 graus.
 A primeira ação é recortar dois pedaços de silicone no tamanho exato da forma.

Com o auxilio de uma caneta ou se preferir,pode-se usar um compasso,régua ou então um esquadro escolar.


 Com o auxilio do bisturi,corta-se a massa ,lembrando que deve ser cortado sobre uma madeira ou um vidro,pois o bisturi atravessa a massa e estraga o tampo da bancada.
 Recortados os dois pedaços,vamos  à próxima etapa
 A massa vem protegida por um plástico que deve ser retirado,por enquanto só o lado onde vou colocar o anel que será copiado.

 Encaixa-se a massa recortada dentro da forma,lembrando que a parte virada para cima está sem o plástico de proteção,enquanto a parte que está em contato com a mesa ainda está com essa proteção

O interior do anel é preenchido com um pouco de massa


 Bom meus amigos,por algum motivo extraterrestre,a foto que seria a sequencia dessa acima foi perdida,então vou improvisar ok,o anel fica assim na forma e também nessa etapa coloca-se o jito encostado no anel com seu cone encostado na forma.

Uma informação importante,as formas tem alturas diferentes,então se a peça a ser copiada é um pingente chato ou um anel fino,usa-se a forma fina e se for um anel mais robusto como é o caso desse anel do tutorial,então usa-se a forma mais alta e se ainda for mais alto que a forma ? então empilhamos uma forma sobre a outra,pois elas tem o mesmo diâmetro. 
Por ultimo coloca-se o outro pedaço de massa sobre o anel,pressionando com cuidado para uma massa se ajeitar sobre a outra.E nesse ponto do processo ,retira-se os plásticos protetores.
  
Retirados os plásticos,coloca-se um pedaço de papel alumínio, papel sulfite ou papel marrom ,eu prefiro o papel alumínio,mas não o tinha nesse momento

 Nesse tempo a vulcanizadora já atingiu a temperatura e coloca-se a forma entre as placas e fecha-se a vulcanizadora,sem apertar demasiadamente. 

 Após meia hora de cozimento (no caso da minha vulcanizadora pois esse tempo varia conforme a máquina)

Após retirar o papel a aparência será essa,é normal que a massa escorra fora do molde,isso é um bom sinal pois significa que não faltou massa
 
Depois de deixar esfriar é a hora de cortar as rebarbas com um tesoura comum


 Depois de retirar o jito,corta-se o silicone a partir do orifício,nesse caso um corte simples chamado jacaré,existem muitos outros modos de se abrir um molde,como eu ainda sou amador,vou no mais simples.
 A técnica é fazer o corte numa linha só,desde o inicio até o final e também limitar o corte do bisturi numa altura só em toda a volta,eu faço uma marca com uma caneta na lateral do mesmo.
 Chegando ao final é a hora de começar a abrir o molde


 Sempre com cuidado vai-se cortando a massa sem retalhar,ou seja um corte único sem rebarbas


 Após cortar toda a massa e separa-las...

Usa-se cortar um circulo e depois recortar a massa faceando o anel por baixo pra poder retira-lo 
 Toda vez que haver a necessidade de confeccionar um molde,o anel de cera será retirado dessa forma,evitando quebra-lo.







 É necessário emendar o canal do jito com o molde do anel ,pois senão a cera não chega ao molde


Logo mais a próxima etapa da injeção da cera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário