Quase tudo que fizer numa bancada vai ter que limar(desbastar) a peça,com a pratica vai aprender a não pressionar muito a lima sobre a peça e aprender a limitar os ataques na peça, pois se exagerar pode ter que refaze-la por causa do defeito causado pela lima.Lembrando que o corte da lima é para frente,é desnecessário forçar na ida e na volta pois só vai se cansar. Pressiona sobre a peça e avança desbastando,retorna ao encosto do seu peito aliviando ou mesmo afastando a lima da peça.
As limas são essenciais na bancada do ourives e são usadas em praticamente todas as jóias.Vou apresentar alguns tipos de lima que podem ser usadas pelo ourives,lembrando que independente do formato da lima, o grão (grossura do corte) deve ser médio ou fino,pois uma lima muito grossa ira provocar defeitos na peça.
Cada profissional tem a sua preferencia pessoal por formatos e grãos,mas no geral existe não tanta diferença entre essas preferencias, seja pela pouca variedade encontrada no Brasil ou até pela pouca necessidade de possuir uma imensa variedade de limas.
Vamos aos formatos mais usados:
Basta ter um jogo de limas com esses formatos que geralmente são pequenas não ultrapassando os 18 cm e mais uma lima grande para desbastes mais grosseiros que não vai precisar de mais nada.Eu uso um jogo da lima Vallorbe,uma meia-cana grande e uma lima chata .No caso das limas grandes,eu uso a lima meia cana e a chata no tipo Murça,essa denominação significa que ela é indicada para acabamento e não vai riscar muito o metal.já a lima bastarda vai desgastar mais.
Se achar um jogo de limas da Vallorbe muito caro,pode comprar esses jogos de limas agulha que são vendidos na internet a um preço bem acessível.