Tudo começa por onde começa tudo na ourivesaria,funde-se o metal,nesse caso foram 100 gramas iniciais para deixar uma margem para o desgaste e a perca do feitio,para assim chegar no peso que o cliente deseja.
Eu sei que existe uma fórmula matemática para calcular as medidas de fio e bitola,mas como sou meio burro faço do meu jeito.
Como o cliente escolheu um modelo que já existia,no caso uma pulseira chapeada,eu fiz a bitola baseada no elo da mesma.Eu faço a bitola com prego de construção,mas não passe um prego na seu laminador,vai destruí-lo,use um fio de cobre.Eu tenho um laminador bem sucateado só pra isso , então posso faze-lo sem problemas,mas tenho um outro laminador top da Coelho que uso para serviços com ouro e prata,
A bitola pode ser qualquer metal que tenha o diâmetro do elo que se deseja fazer a corrente,e que possua resistência suficiente pra não se deformar na hora de bitolar os elos.
Lembrando que o elo grumet tem que ser feito um pouco maior que o modelo,pois quando forma-lo (torce-lo) ele vai diminuir um pouco.
Voltando ao modo de como faço o calculo,escolhida a bitola eu faço um fio de prata com mais ou menos a medida que ficara a corrente de ouro,tenho um calculo por experiência e também por amostragem de que espessura vai ficar a corrente,feito o fio eu faço os elos pra poder calcular a quantidade de fio que terei que puxar pra atingir a quantidade de elos suficiente para a medida que o cliente quer ,por exemplo:faço 5 cm e conto os elos,no caso os elos dessa corrente foram 7 elos pra 5 cm,então pra 50 cm serão mais ou menos 70 elos,pego um desses elos abro e deixo reto pra medi-lo,nesse caso foram 2,3 cm ,então 70 x 2,3 = 1,61 metros de fio.
Após isso vamos trefilar o ouro,como sei que preciso chegar a 1,61 metros,lamino o ouro até mais ou menos um metro pois assim quando chegar a 1,61 o fio já estará totalmente redondo.
Após laminar no perfil quadrado prepara-se o fio pra trefilação afinando a ponta com uma lima até uns 3 cm,recoze-lo e encera-lo ainda quente com cera de abelha.
E aí vamos trefilar o ouro até a medida desejada,sempre recozendo e encerando durante o processo.
Enrola-se durex na bitola de forma uniforme e pelo menos umas 5 camadas
Após atingir a medida,prende-se uma das pontas na morça
e a outra ponta na bitola que deve ser presa num morceto ou alicate de pressão

e va-se enrolando o fio,mantendo o fio bem esticado para os elos não ficarem irregulares
Após isso,queima-se o durex com o auxilio do maçarico
e assim a bitola sai facilmente
após isso serra-se os elos desse forma,mantendo uma linha de corte única até o final.

Com muito cuidado pra não marcar os elos com o alicate vamos encaixa-los para assim preparar a corrente para a soldagem.

Após a soldagem prende-se um arame nas duas extremidades da corrente
Amarra-se uma ponto do arame em algum ponto da bancada
A outra ponta amarra-se num elástico,eu faço assim mas cada um tem seu modo,o elástico serve para deixar esticada e também fazer a torção no sentido horário para facilitar o tensionamento da corrente.
Prende-se bem na junção dos elos com o primeiro alicate (ambos os alicates lisos sem garras)
e logo após com outro alicate 'pega-se' a junção do próximo elo ......para torce-lo no sentido horário,move-se só o segundo alicate e mantem-se o primeiro imóvel
Deve-se ficar assim,mas já aviso que para acertar o caimento da corrente serão na base do erro e acerto (eu levei anos pra acertar)
Um pedaço de sarrafo (+ ou - 50 cm) com pregos serve de base para limar e lixar a corrente,alguns usam a goma -laca pra prender,também fica muito bom!
Vai ser presa dessa forma,extremamente bem esticada
A limagem tem que ser firme sem que os elos se mexam,pois isso vai causar defeito no facetado do mesmo,por isso tem que estar muito bem amarrada nos pregos,o lixamento é feito da mesma forma,primeiro a lixa 280 e depois as sequencia 320/600.